domingo, 28 de outubro de 2012

Guitar Heroes:''Fast'' Eddie Clarke


Edward Allan Clarke.5 de Outubro de 1950,Twickenham,Londres

O Músico tocou em bandas como Motorhead e Fastway,influênciando várias bandas desde o estilo Hard Rock quanto o Thrash Metal.Conhecido pela velocidade e técnica precísa,foi um dos pilares fundamentais para o surgimento do Speed Metal.Mesmo no início de '80 com as bandas britânicas,como:Judas Priest,Venom e Raven já lançavam material com forte influência Punk;os conjuntos alemãs,como:Grave Digger,Running Wild e talvez o maior dos precursores,Accept,também lançavam material veloz e mais cru (Detalhe:Como todos sabem,eles desenvolveram o Power Metal antes de '84).Mas antes mesmo disso,antes da explosão que difundiu os subgêneros mais populares em '80 pela NWOBHM,em '79 com o lançamento do Overkill do Motorhead já existia o puro Speed Metal.Nada mais marcante que a guitarra revolucionária do Fast Eddie Clarke.


Motorhead - Overkill Live At 1979



Perceba o peso e velocidade similar ao Hard Core americano.Som similar pode ser lembrado no EP SoundHouse Tapes no mesmo ano de 1979 pala banda Iron Maiden.

Uma outra notável música,muitos sabem qual,é o Ace Of Spades que segue a mesma ideia de sua antecessora .


Motorhead - Ace Of Spades Video Music Recorded At 1980



Não só no Speed Metal se destaca o homenageado,mas também no Rock 'n' Roll em geral,pois,acima de tudo,o Motorhead é uma banda de Rock 'n' Roll.

Uma grande banda de Hard n Heavy chamada Fastway foi liderada por Eddie Clarke após sua saída do Motorhead.Como foi de se esperar,não tiveram muito apoiio da mídia,tendo alguns clips lançados pela MTV.


Fastway - Feel Me,Touche Me (From The First Album)



Um dos poucos video clips que foram mostrados na MTV foi esse:


Fastway - Tell Me (From The Second Album,All Fired Up At 1984)




Fastway - All Fired Up (From Homonymous Album At 1984)




Fastway - World Waits For You (From The Third Album,Waiting For The Roar At 1986)



Assistindo o vídeo Tell Me percebo como parece com o Breaking The Law do Judas Priest,se bem que o Fastway consegue ser mais engraçado;All Fired Up também é um bom single do segundo álbum;e sem falar do World Waits For You que é uma grande música de Hard Rock.

Vale lembrar que essas são só algumas das músicas injustiçadas pelo público sedento por Glam e Thrash Americano.Tendo o Eddie Fast produzido grandes músicas com o Pete Way (ex-UFO) e Cia.

Uma dessas que posso citar são dois clássicos do quarto álbum,Trick or Treat.O primeiro é:


Fastway - Stand Up (From The Fourth Album,Trick or Treat At 1987)




O segundo clássico do Trick or Treat é esse:


Fastway - After Midnight (From The Fourth Album,Trick or Treat At 1987)



Para feixar com chave de ouro a homenagem,uma grande música do álbum solo do Eddie Clarke.


Eddie Clarke and Lemmy Kilmister - Laugh at the Devil (From The Solo Album,It Ain't Over 'Till It's Over At 1994)



Vale lembrar uma passagem,curta,em que Eddie Clarke tocou numa banda chamada Curtis Knight and Zeus,uma banda que misturava Hard Rock,Psicodélico e até um pouco de Funk.Fica aqui um dos primeiros registros do trabalho do homenageado,no ano de 1974.


Curtis Knight and Zeus - The Confession At 1974



Com isso,chego enfim ao fim da postagem,epero que tenha sido instrutivo e divertido.Mesmo a maioria dos músicos não tem uma carreira tão sólida e,até mesmo,variada como a do Fast Clarke.Até uma próxima raridade como essa,ou até mesmo,mais obscura de outro Guitar Hero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário