domingo, 22 de novembro de 2015

Heavy Metal nos Videogames

A postagem de hoje é dedicada aos games que fizeram parte da vida de muitos!

   Antes de jogos como Guitar Hero já existiam jogos com a temática musical do Rock e Metal, dentre eles está o Rock 'n' Roll Racing que trazia de Stepenwolf (Born To Be Wild) a Black Sabbath (Paranoid) e Deep Purple (Highway Star) e é sem dúvidas interessante como os sintetizadores fazem um excelente trabalho na execução das músicas, pois qualquer fã as reconhece.

Rock 'n' Roll Racing Soundtrack



   Outro jogo de corrida que segue essa proposta do Rock 'n' Roll Racing foi o Twisted Metal, que teve, inclusive, seu lançamento pro Playstation 3.


Twisted Metal Theme



   Dentre os jogos do saudoso Playstation clássico acredito que o que mais divulgou a cultura Rock e Metal foi Tony Hawk Pro Skater. Lembro que um dos primeiros contatos que tive com o Motörhead foi no Tony Hawk Pro Skater 2, que trazia Ace of Spades na sua track list e a não menos memorável Blitzkrieg Bop dos Ramones.


Tony Hawk Pro Skater Soundtrack



   Por fim, o maior divulgador do Rock foi de longe GTA San Andreas: o jogo da franquia GTA mais jogado e talvez o mais lembrado. Recordo-me de uma conversa que tive com meu amigo Jhonas sobre como a rádio K-DST o apresentou ao Creedence Clearwater Revival e ao Foghat, foi me lembrando desse diálogo que tive a ideia de fazer essa postagem, pois Jhonas falara com muito carinho essas lembranças que teve jogando esse violento e subversivo jogo de Play 2. 
   Realmente, assim como Jhonas, sempre que estive conversando sobre Rock e Metal com o pessoal da minha geração o game GTA é mencionado e de fato, vários garotos conheceram algum som novo pelo GTA, seja Rock, Hip-Hop, Soul, House, Raggae etc.


GTA San Andreas - Slow Ride by Foghat



   Atualmente falasse bastante sobre Guitar Hero e reconheço que este é o principal videogame a tratar de música de forma mais ampla, visto que o jogador simula, mesmo que de bem vagamente, a experiência de tocar guitarra. O que existia no final de noventa e início do novo século eram as máquinas de dança nos fliperamas e que receberam tapetes para o Playstation 2 logo em seguida, mas "tocar guitarra'' num videogame é algo relativamente novo, que provavelmente começou em meados de 2005, acredito, e que aconteceu o inverso das máquinas de dança: os simuladores de guitarra começaram com os consoles caseiros e foram para os fliperamas.
   Guitar Hero influenciou e continua a influenciar muita gente a ouvir aos clássicos, como GTA influenciou e continua a influenciar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário