sábado, 4 de abril de 2015

Black Metal: Surgimento, Apogeu e Dias Atuais

   Para que eu possa iniciar esse texto, devo dizer que o Black Metal teve seus primeiros adeptos os seguidores do Venom, sejam eles:

 Bathory, Bulldozer, Hellhammer, Celtic Frost, enfim, bandas como essas formaram a First Wave Of Black Metal. A First Wave tem como característica o puro Speed Metal, proto-Thrash Metal.

   Depois, surgiu a escola germânica de Thrash Metal que trazia bandas como Holy Moses, Sodom, Destruction e Kreator. Essa escola produzia nada mais nada menos que o som proposo pela First Wave, só que com mais peso e brutalidade, sendo responsáveis pelo início do Thrash Metal europeu e o surgimento do Death Metal.

 Daremos o nome de Second Wave Of Black Metal à escola alemã de Thrash Metal.

   Por fim, temos a escola norueguesa, ou por que não, escola escandinava de Black Metal. Nesta última importante escola, notamos que os adeptos uilizam a denominação Black Metal com mais frequência e criam uma identidade 'típica Black Metal'. Reunindo elementos das duas outras escolas, Immortal, Mayhem, Darkthrone e Burzum mesclaram Death Metal, às vezes Doom Metal e algo da cultura nórdica para dar moldes a essa escola.

 Essa última é a Third Wave of Black Metal, ou como alguns preferem chamar, Norsecore.

   Mas afinal, tudo isso é Black Metal? Só a Third Wave pode ser considerada Black Metal?

   Bem, a minha opinião (sim, trata-se de uma simples e insignificante opinião) é que em alguns momentos os grupos da First e Second Wave tiveram seu período mais 'Black':

 Todo Hellhammer é Black, bem Raw mesmo, mas o mesmo não se aplica ao Celtic Frost;
 O início do Bathory foi Black e com o tempo foi se tornando Viking;
 Sodom era puro Blackened Speed Metal em In he Sign Of Evil, mas depois foi se voltando pro Hardcore;
 Kreator seguiu o mesmo caminho do Sodom, do Metal viceral ao Industrial.

   A atmosfera densa e sombria que envolvia os primeiros álbuns foi gradativamente deixada de lado, seja devido ao amadurecimento musical ou pelo fato do público estar se afastando do Black Metal. Já os noruegueses abraçaram o Black Metal que sempre fora um elemento secundário (geralmente quem tocava Thrash poderia tocar um pouco Death e mesclar isso ao Black Metal, como os heróis nacionais, Sepultura e Sarcófago) se deram uma roupagem totalmente única.

   Mesmo sendo a escola da terceira geração aquela a abraçar o Black Metal, não significa que eles criaram algo extraordinário. Na verdade, ao meu ver, boa parte das bandas da terceira geração deixam muito a desejar, uma vez que a técnica é baixa; as músicas são quase todas parecidas; as performances no palco não mudam nada e, cá entre nós, às vezes é bastante cansativo escutar álbuns inteiros.
   Algumas bandas sinfônicas é basicamente um teclado (sintetizadores) acompanhado por screams...
   Há grupos que sem dúvidas merecem respeito por fazer algo audacioso e interessante, mas são raras essas bandas.

   O texto se resume a isso: Black Metal tinha a simples proposta de dar a um som pesado uma temática pesada que envonvesse ocultismo, bruxaria e outras coisas mais, só para trazer ao metal algum perigo, porém, nada disso realmente se concretizou realmente, na verdade, o Metal só ficou estigmatizado como música diabólica e demoníaca por causa de grupos que saíram do controle e acabaram se excedendo, cometendo aos infelizes, enfim... O Black Metal surgiu numa explosão e continua com estalinhos.

   Não citei nomes, pois não quero ser mal interpretado. Tentei focar no principal. Espero que apesar de curto o post de hoje, "tenha sido bom pra você."

Nenhum comentário:

Postar um comentário